Custom Search

domingo, 22 de abril de 2012


Streaming (fluxo, ou fluxo de média (português europeu) ou fluxo de mídia (português brasileiro)) é uma forma de distribuir informação multimídia numa rede através de pacotes. Ela é frequentemente utilizada para distribuir conteúdo multimídia através da Internet. Em streaming, as informações da mídia não são usualmente arquivadas pelo usuário que está recebendo a stream (a não ser a arquivação temporária no cache do sistema ou que o usuário ativamente faça a gravação dos dados) - a mídia geralmente é constantemente reproduzida à medida que chega ao usuário se a sua banda for suficiente para reproduzir a mídia em tempo real (ver underflow). Isso permite que um usuário reproduza mídia protegida por direitos autorais na Internet sem a violação dos direitos, similar ao rádio ou televisão aberta.
A informação pode ser transmitida em diversas arquiteturas, como na forma Multicast IP ou Broadcast.

Arquitetura


A distribuição de dados pode ser feita em diferentes formas, seguindo a estrutura:
Protocolos: Como os dados serão transmitidos e sua estrutura de distribuição;
Formatos de arquivos: O formato da mídia a ser distribuída.
Streaming só é possivel graças às diferentes peças de software que se comunicam em diversos níveis, ou mais recentemente o ROLAND VR-5, dispositivo AV Mixer & Recorder.]
Player: O software que permite que os usuários reproduzam os arquivos multimídia;
Servidores: O distrubuidor e seu software que distribuem os conteúdos para os usuários, utilizando um protocolo definido.
Os protocolos Internet empregados na distribuição de arquivos de streaming - o UDP e RTSP - realizam a distribuição entre um servidor de streaming e um player com muito mais qualidade . Esta qualidade é alcançada graças a arquitetura que prioriza a distribuição em fluxos contínuos. Quando TCP e HTTP são usados e encontram uma falha em entregar um pacote de dados, eles tentam repetidamente enviar aquele pacote de dados até que este seja entregue com sucesso. UDP continua a enviar os dados mesmo se ocorrer perda dos mesmos, o que permite uma experiencia em tempo real, que é uma das principais características do Streaming.

Nenhum comentário:

Postar um comentário